Notícias

Data-base 2023 é aprovada em definitivo pela Assembleia Legislativa

Data-base 2023 é aprovada em definitivo pela Assembleia Legislativa
  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

A revisão salarial prevê reajuste de 5,93% a ser pago em duas etapas, maio e outubro. Recomposição dos vencimentos, subsídios e proventos de ativos, aposentados e pensionistas segue para sanção do governador

 

Mesmo não sendo objeto de consenso entre as entidades dos servidores, a proposta de parcelamento da data-base de 2023 foi aprovada, em definitivo, na manhã desta terça-feira (23/05), pelo plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A revisão geral dos vencimentos estabelece um reajuste de 5,93%, a ser pago em duas etapas: 2,92% em maio e 2,92% em outubro. A recomposição salarial de servidores vai agora à sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

A Revisão Geral Anual (RGA) atende os servidores civis e militares, ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos do Poder Executivo, Judiciário, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios de Goiás.

A implementação da RGA de 5,93% (Índice Nacional de Preços ao Consumidor / INPC), medido em 2022, serão pagos em duas parcelas iguais de 2,93%:

I - 2,92% (dois inteiros e noventa e dois centésimos por cento), a partir de 1º de maio de 2023, sobre os valores de tabelas, proventos e pensões vigentes;

II - 2,92% (dois inteiros e noventa e dois centésimos por cento), a partir de 1º de outubro de 2023, sobre os valores de tabelas, proventos e pensões vigentes após a aplicação do inciso I.

Além disso, após esforço das entidades, o governo aceitou negociar os índices inflacionários vencidos de exercícios anteriores (2019 a 2021), que perfazem 13,95%, a partir da próxima negociação da RGA. Para isto, será constituída comissão composta por representantes de oito (8) entidades com vista à recomposição de tais perdas.

 

Créditos da foto: Carlos Costa  / Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

Comunicação Sindifisco-GO