Notícias

Dia do Auditor-fiscal: Categoria é Homenageada em Sessão Solene

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Realizada na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (21), solenidade consagrou trabalho exercido pelos auditores-fiscais do Estado

Para celebrar o dia do auditor-fiscal, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, sessão solene em homenagem aos profissionais da categoria. A iniciativa foi do deputado Lyvio Luciano, também pertencente à classe dos auditores-fiscais. O secretário da Fazenda, João Furtado, o presidente do Sindifisco, Paulo Sérgio dos Santos Carmo, e o presidente da Affego, Wilmar Nunes Pinheiro, além de outras autoridades, estiveram presentes.

homenagem2

Após cumprimentos e abertura feita pelo deputado José Vitti, presidente da casa, o deputado Lyvio Luciano proferiu discurso condecorando o trabalho exercido pelos auditores-fiscais, ressaltando a importância da categoria. “Não apenas por fazer parte da ordem, mas principalmente por entender a relevância do exercício dos auditores-fiscais para o funcionamento do Estado, é que prestamos essa homenagem”, afirmou.

Paulo Sérgio, presidente do sindicato, foi convidado para discursar, e iniciou sua fala destacando o valor do auditor-fiscal, que exerce cargo de alta responsabilidade estabelecido por lei, não podendo ser ocupado por nenhuma outra carreira. “Nosso papel é relevante e fundamental, pois sem auditor-fiscal não existe Estado. Estamos impregnados em sua estrutura, garantindo recursos para que ele atenda a sociedade. Somos, direta ou indiretamente, responsáveis por assegurar o capital para áreas como saúde, educação e salário dos servidores”.

O presidente destrinchou ainda sobre os atributos do auditor-fiscal, frisando que a categoria é parceira da sociedade. “Está na nossa alçada fiscalizar, monitorar, administrar, planejar a política tributária e combater a sonegação. Apenas o auditor-fiscal pode, legalmente, entrar no patrimônio particular, e é o único servidor que estabelece os recursos que irão entrar para o tesouro estadual, garantindo, assim, que as políticas de governo sejam implementadas”, reiterou.

“Gostaria de parabenizar todos os auditores-fiscais, em todas as funções do Estado. Nosso valor perpassa os 365 dias do ano, pois somos os guardiões do tributo. Uso essa tribuna para enaltecer não o privilégio, mas o cargo que temos e cumprimos em toda a sua extensão, com responsabilidade, capacidade técnica, zelo e honestidade”, finalizou Paulo.

Em sequência, dez auditores-fiscais foram chamados à frente para receber a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, representando toda a categoria. Foram homenageados Adonídio Neto Vieira Júnior, Antonio Ricardo Gomes de Souza (aposentado), Elizeu Pinto Neto, Hélio Cardoso Amaral (in memorian), José Humberto Correa de Miranda, José Arimateia da Silva, José Magalhães Junior, Marcelo de Mesquita Lima, Olinta Maria Savini Rezende de Oliveira Silva e José Moreira Duarte. O auditor Marcelo de Mesquita Lima também proferiu discurso de agradecimento e enalteceu a classe.

Texto: Mariana Faria – Jornalista