Notícias

Operação Vindima: Fisco realiza ação contra sonegação em comércios de bebidas finas

Operação Vindima: Fisco realiza ação contra sonegação em comércios de bebidas finas
  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo fiscal em empórios, distribuidoras, escritório e residências de Goiânia

 

A Secretaria da Economia, por meio da Receita Estadual, em conjunto com a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) da Polícia Civil, deflagrou a Operação Vindima, na madrugada desta quarta-feira (3/5). De acordo com a Comunicação da pasta da Economia, foi descoberta a sonegação de aproximadamente R$ 30 milhões de empresas do ramo de comércio de bebidas finas, especialmente vinhos, com sede em Goiânia. As investigações se iniciaram na Gerência de Inteligência da Secretaria da Economia.

De acordo com a subsecretária da Receita Estadual, a Auditora-Fiscal Renata Lacerda, o trabalho desenvolvido deve ir mais além:

“Nós não queremos chegar só a uma empresa, mas fortalecer a presença da Secretaria da Economia e da Polícia Civil, reforçar a percepção de risco para quem esteja, porventura, atuando no mesmo esquema, além de preservar o contribuinte que comercializa seguindo as regras da Legislação Tributária”, explicou.

O Auditor-Fiscal Gerson Almeida, titular da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, explicou como o grupo agia:

“Na aquisição da mercadoria, com empresas noteiras, na saída, com o imposto declarado, mas não recolhido”, afirma.

Uma dessas empresas tem R$ 6 milhões a recolher: “Eles utilizavam também, sem ter direito, do benefício de alíquota menor do Regime do Simples Nacional, e emitiam notas fiscais utilizando a alíquota interestadual para baixar o estoque e emitindo para empresas que já tiveram suas inscrições baixada, cancelada ou suspensa, ou seja, com o objetivo de sempre sonegar”, resumiu Gerson Almeida.

Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da DOT, identificou os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, emissão de notas frias, sonegação fiscal e ocultação do grupo econômico, com pena de até 13 anos de reclusão.

“São três mandados de prisão e nove mandados de buscar e apreensão que foram cumpridos hoje. Em relação às prisões as equipes ainda estão fazendo as diligências”, afirmou o delegado adjunto da DOT, Bruno Costa e Silva. Até o momento foram identificados dois empórios e um centro de distribuição.

 

Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria da Economia

Fotos: Denis Marlon

Comunicação Sindifisco-GO