Affego e Sindifisco-GO lançam o Prêmio da Estadual Educação Fiscal 2023

A Affego, em parceria com o Sindifisco-GO, promoveu na manhã desta segunda-feira (25/09), a cerimônia de lançamento do Prêmio Estadual da Educação Fiscal 2023, realizada no salão nobre da Associação do Fisco.
Compuseram a mesa a presidente da Affego, Dalvina Alves Cardoso, o presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, a Secretária-Adjunta da Economia, Renata Noleto, a representante da Secretaria da Educação (Seduc), Lorena Carvalho, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, o Superintendente da Controladoria Regional da União (CGU) em Goiás, Adenísio de Souza, e o Delegado-Adjunto da Receita Federal em Goiás, Djalma Alencar Lustosa.
Além das autoridades e demais convidados, o evento contou com a presença da diretoria do Colégio Estadual Professor Gervásio Santana Dourado, primeiro lugar do Prêmio Educação Fiscal de 2022 e segundo lugar no certame em nível nacional, em que concorreu com 374 outras instituições de ensino de todas as unidades federativas.
A presidente da Affego, Dalvina Cardoso, anfitriã do evento, agradeceu os convidados e enalteceu a importância das entidades se unirem em prol da educação fiscal:
“São projetos como este que sensibilizam a sociedade que precisamos apoiar. A educação fiscal desperta a consciência de nossos estudantes para a questão do tributo. É com muita felicidade que pude ver isso ao visitar o Colégio Professor Gervásio Santana Dourado. Lá pude ver nossas crianças interessadas nesse tema tão difícil. Foi de emocionar”, discursou.
Para o coordenador do Programa de Educação Fiscal em Goiás, o Auditor-Fiscal, José Humberto Corrêa de Miranda, a iniciativa visa demonstrar para a sociedade a função social do tributo. De acordo com ele, a participação do cidadão é o melhor dos incentivos para que o contribuinte exerça o controle social no uso e fiscalização dos recursos públicos:
“É algo que se torna espontâneo, na medida que as escolas, coordenadores, professores e estudantes vão acreditando e desenvolvendo projetos que sensibilizam a sociedade para o tema da tributação. Realmente é um estímulo para a cidadania. Sem o processo da educação fiscal fica mais difícil falar em exercício da cidadania e em políticas públicas”, explica.
Ótica do tributo
O presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, argumentou em sua fala que é preciso conscientizar os cidadãos, desde tenra idade, da importância do tributo. Segundo ele, é preciso despertar a percepção de que a tributação não é inimiga da sociedade:
“Estão confundindo um histórico de má gestão do gasto e a aplicação ruim do dinheiro público e colocando na conta do tributo. É preciso que se separe as coisas. Estamos evoluindo na qualidade do gasto, com a transparência e informações acessíveis à sociedade, mas o tributo não conseguiu se desvencilhar da má fama que lhe foi atribuída”, enfatiza.
“Como presidente do sindicato que congrega os Auditores-Fiscais é preciso investir neste trabalho de educação fiscal, nesta ótica do tributo e na atuação do Auditor”, conclui Paulo Sérgio Carmo.
Sobre o Prêmio Estadual de Educação Fiscal:
O Prêmio Estadual de Educação Fiscal, promovido pela Affego e pelo Sindifisco-GO, busca reconhecer iniciativas que promovem a Educação Fiscal em Goiás. O tema é essencial para uma sociedade consciente e responsável. Este prêmio destaca aqueles comprometidos em disseminar o conhecimento sobre questões fiscais e inspirar uma cidadania ativa.
A Educação Fiscal desempenha um papel importante na capacitação dos cidadãos para entenderem os tributos, a gestão dos recursos públicos e seus impactos. O Prêmio Estadual busca reconhecer indivíduos, instituições e projetos que se destacam na promoção do saber relacionado aos tributos, inspirando outros a se envolverem na causa.
Para fazer as inscrições, visite: https://www.affego.com.br/premio_inscricao.php
Comunicação Sindifisco-GO