Comissão de Estudos apresenta modificações no processo eleitoral deste ano
A Comissão de Estudo, integrada por ex-componentes da Comissão Eleitoral de 2022, apresentou na tarde de quinta-feira (29/02), na sala de reuniões da Affego, as modificações que vão simplificar e modernizar o processo eleitoral deste ano. O grupo formado por Emir Curado, Eponina Auxiliadora Costa Ferreira, Joel Moderozo dos Santos, Welliston Karlos Ramos, tendo o apoio de Tathyelle Moreira e Carmem Damaceno, apresentaram as mudanças para as diretorias do Sindifisco-Go e da Associação do Fisco, com a presença dos respectivos presidentes, Paulo Sérgio Carmo e Dalvina Alves Cardoso.
Além dos presidentes, participaram da reunião o diretor Jurídico e de Defesa Profissional, Cláudio Santa Cruz Modesto, o presidente do Conselho de Administração da Affego, Justino Ferreira Campos, o 1º Tesoureiro da Affego, Charles Delfino Branquinho Adorno, os Auditores-Fiscais, Geraldo Pacheco Saad e Edson Luis da Silva Sardinha.
As mudanças, de acordo com a Comissão de Estudo, visam propiciar maior agilidade, eficiência e segurança no processo eleitoral por meio das eleições digitais, unificando os atos e prazos do processo eleitoral tanto da Affego quanto do Sindifisco-GO — atualmente divergentes.
Dentre algumas medidas que serão implementadas, a unificação de atos e prazos do processo eleitoral das duas entidades, além da unificação e atualização dos prazos comuns nos estatutos de ambos os órgãos. Está previsto a nomeação de uma única Comissão Eleitoral indicada pelas duas entidades, além de data única para publicação do edital, instruções e data para inscrições, entre outros.
Comissão de Estudo
Outro ajuste importante é a ampliação dos mandatos de dois (2) para três (3) anos. De acordo com a Comissão de Estudo, tal mudança propiciará um prazo razoável para melhor gestão e economia financeira.
Voto 100% digital
Um importante ajuste será em relação a modalidade de votação que passa a ser na forma eletrônica, ou seja, o voto será realizado totalmente por votação eletrônica — na modalidade presencial, tradicionalmente, apenas em Goiânia, por meio eletrônico hábil. A medida tem como justificativa alcançar maior agilidade, eficiência e segurança no processo eleitoral, e menor burocracia cartorária dos trâmites de registro.
A mudança deve propiciar mais comodidade do eleitor de votar onde estiver, tendo comprovante enviado por e-mail. Outra questão ponderada foi em relação à rapidez na apuração dos votos, permitindo assim o resultado logo após as eleições, como economia significativa no custo de todo o processo eleitoral. Haverá também a obrigatoriedade na contratação de duas empresas independentes para realização do processo eleitoral.
Comissão de Estudos
A Comissão de Estudo foi formada em janeiro de 2023, visando utilizar as experiências das eleições 2022 para expor sugestões de modificações que simplifiquem e modernizem o processo eleitoral das Entidades (Sindifisco-GO e Affego).
Comunicação Sindifisco-GO