Notícias

Em defesa das Administrações Tributárias no texto do PLP 108, Sindifisco-GO se junta às outras entidades sindicais no Senado

Em defesa das Administrações Tributárias no texto do PLP 108, Sindifisco-GO se junta às outras entidades sindicais no Senado
  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

O Sindifisco-GO, representado pelo seu presidente Paulo Sérgio Carmo, esteve no Senado em Brasília, na quarta-feira (24), juntamente com outras organizações sindicais e a Fenafisco. Eles cumpriram uma agenda em defesa do texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, aprovado na CCJC, que institui o Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). O líder sindical reservou o dia para percorrer os gabinetes dos senadores goianos e para dialogar com demais autoridades e lideranças parlamentares.

Pela manhã, Paulo Sérgio Carmo foi recebido pelo senador Pedro Chaves (MDB-GO) — substituto de Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que solicitou licença do cargo — em seu gabinete. Ele pediu apoio ao texto do relatório do PLP 108, especialmente nos itens que prevêem a preservação das competências das administrações tributárias e das prerrogativas do auditor-fiscal, diante de propostas de outras carreiras que podem comprometer a segurança e a efetividade do trabalho do Fisco.

O senador agradeceu a visita e encaminhou as demandas apresentadas à sua assessoria para a análise pontual e criteriosa. Em seguida, Paulo Sérgio Carmo visitou o gabinete do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), onde foi atendido por sua assessoria. 

Articulação

Acompanhado por Celso Malhani de Souza, presidente do Sindifisco-RS (e diretor da Fenafisco para assuntos parlamentares e relações institucionais), Paulo Sérgio Carmo almoçou com o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PODE-PR). O parlamentar paranaense foi membro da Comissão Especial de Reforma Tributária quando o projeto tramitava na Câmara Federal.  

No período da tarde, de volta ao Congresso Nacional, o presidente do Sindifisco-GO se juntou ao presidente da Fenafisco, Francelino Valença, e a mais outros diretores da Federação e de sindicatos dos Fiscos dos estados e do Distrito Federal. No Salão Azul da Casa Senatorial, as lideranças sindicais articularam junto aos senadores, no esforço de enfatizar a importância da preservação das garantias institucionais das administrações tributárias. 

Encontro com lideranças

Na ocasião, em clara demonstração de prestígio, Paulo Sérgio Carmo foi abordado e cumprimentado pelo vice-governador, Daniel Vilela (MDB). O escolhido pelo governador Ronaldo Caiado (União) para sucedê-lo no Executivo goiano em 2026 realizava, na oportunidade, uma visita ao Plenário do Senado na companhia do senador Pedro Chaves. 

Outra autoridade que se encontrou com o líder sindical do Fisco goiano foi o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do Comitê Gestor do IBS, Flávio César de Oliveira.  Atualmente, ele é secretário da pasta da Fazenda de Mato Grosso do Sul e atua na coordenação da implementação do novo modelo tributário. Na oportunidade, Paulo Sérgio Carmo reforçou junto ao líder do Comsefaz a importância de se assegurar as prerrogativas dos servidores de carreira das administrações tributárias.

Com a votação adiada no plenário, o projeto deve ser analisado na próxima terça-feira, 30 de setembro. Até lá, tanto a Federação quanto os sindicatos filiados seguirão mobilizados em defesa dos interesses do Fisco.

Comunicação Sindifisco-GO