Sindifisco-GO e Affego lançam o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025
O Sindifisco-GO e a Affego realizaram o lançamento oficial do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025, uma iniciativa que reconhece e valoriza projetos que promovem a cidadania fiscal. O evento, realizado na manhã de quarta-feira, 29, no auditório da associação do Fisco, reuniu autoridades, diretores e professores das redes municipais e estadual de Educação, além de auditores-fiscais e demais convidados.
Estiveram presentes à solenidade o secretário da Fazenda de Goiânia, Valdivino de Oliveira, a presidente da Affego e diretora de aposentados, Dalvina Cardoso; o vice-presidente do Sindifisco-GO, Justino Ferreira Campos e a diretora administrativa, Cláudia Prado. Também marcou presença o titular da Delegacia Regional de Fiscalização (DEF) de Goiânia, Ricardo Martins de Lucena. O coordenador da Educação Fiscal da Secretaria da Economia e da Comissão de Comunicação do Programa Nacional de Educação Fiscal, o auditor-fiscal José Humberto de Miranda, e representantes da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC) também participaram.
Após o café da manhã, a abertura do evento foi marcada pela apresentação do Coral Terapêutico da Affego “Celuta Pacheco Miotto”, que entoou o hino de Goiás. Em seguida, as autoridades convidadas compuseram a mesa de trabalhos e fizeram uso da palavra.

A presidente da Affego defendeu em seu discurso uma maior participação da sociedade em torno do projeto de educação fiscal. De acordo com ela, os efeitos práticos serão notados a partir da participação social nas decisões dos rumos dos recursos captados pela tributação. “A disseminação da educação fiscal nas escolas nos trará um efeito glorioso. Estamos na direção certa ao apoiarmos essa iniciativa”, afirma Dalvina Cardoso.
Conscientização dos estudantes
Já o vice-presidente do Sindifisco-GO chamou a atenção para uma maior participação da estrutura de governo, em especial da pasta da Economia, no lançamento do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025. Segundo ele, o trabalho de conscientização dos estudantes goianos precisa estar no radar das diretrizes da administração tributária estadual.

“Será, com certeza, um grande mérito para a arrecadação do Estado de Goiás e da sociedade em geral se tivermos na grade curricular das escolas a Educação Fiscal. A Affego e o Sindifisco-GO estão de parabéns por estarem na vanguarda de uma agenda tão importante como esta”, comenta Justino Ferreira Campos.
Para o coordenador da Educação Fiscal da pasta da Economia, o Prêmio Estadual de Educação Fiscal de 2025 precisa ser multiplicado pelas secretarias estadual e municipais de Educação. Segundo ele, quanto maior for a sua amplitude, mais resultados de boas práticas sociais em relação aos tributos a sociedade colherá. “Precisamos dar dimensão para a importância social do tributo e do controle social sobre os recursos públicos. É assim que poderemos melhorar a consciência da sociedade no combate à sonegação fiscal”, anota José Humberto de Miranda.

Sobre o prêmio
O Prêmio de Educação Fiscal tem como principal objetivo estimular a conscientização sobre a função social dos impostos e incentivar o engajamento da sociedade na construção de uma gestão pública mais justa, participativa e transparente.
A iniciativa contempla três categorias: escolas, instituições e imprensa, que irão reconhecer projetos e ações voltadas à educação fiscal e à transparência na aplicação dos recursos públicos. As inscrições para o prêmio estarão abertas de 3 de novembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, e poderão ser realizadas pelo site www.affego.com.br.
Fotos: Comunicação Affego
Comunicação Sindifisco-GO