Sindifisco/GO participa do Encontro Nacional de Comunicação organizado pela Fenafisco
Após sete anos sem uma edição nacional dedicada à área, a Fenafisco promoveu o Encontro Nacional de Comunicação Estratégica, realizado em Brasília, entre os dias 16 e 18 de junho. O Sindifisco/GO esteve representado pelo jornalista, Frederico Vítor, do Departamento de Comunicação.
Mais do que resgatar uma iniciativa histórica da Federação, o evento marcou o início de uma nova etapa para a comunicação da entidade e de seus sindicatos filiados, com foco na construção de diretrizes comuns, na integração nacional e no fortalecimento da atuação institucional.
Idealizado pela diretora de Comunicação da Fenafisco, Claudia Conrado, o encontro partiu da compreensão de que a comunicação ocupa um papel cada vez mais relevante na defesa das pautas do Fisco e no fortalecimento das entidades representativas. A proposta é promover maior articulação entre Federação e as entidades filiadas, ampliando o alcance das ações desenvolvidas em todo o país e fortalecendo a capacidade de diálogo com a sociedade.

Durante os dias 16 e 17 de junho, jornalistas, assessores de comunicação e dirigentes sindicais participaram de debates e atividades práticas voltadas à construção de uma comunicação mais alinhada aos desafios contemporâneos. Entre os temas abordados estiveram comunicação organizacional, planejamento estratégico, reputação institucional, posicionamento digital, relacionamento com a imprensa e o uso da inteligência artificial na comunicação institucional.

Alinhamento das discussões
A programação foi coordenada pela professora Joana Bicalho, responsável pela condução dos trabalhos e pelo alinhamento das discussões voltadas à definição de diretrizes para a comunicação. O encontro contou ainda com a participação da professora Margarida Kunsch, uma das principais referências do país na área, que destacou o papel estratégico da comunicação no fortalecimento institucional das organizações.
Como parte desse movimento de fortalecimento da comunicação institucional, a programação foi estendida ao dia 18 de junho com a realização de um media training voltado à diretoria executiva da Fenafisco. A capacitação abordou temas como reputação institucional, atuação como porta-voz, comunicação digital, controle de narrativa e posicionamento público em diferentes ambientes de comunicação.

O encontro consolidou um processo de alinhamento nacional da comunicação da Fenafisco e de seus sindicatos filiados. A partir das discussões realizadas, a Federação avança na construção de uma atuação cada vez mais estratégica, integrada e preparada para os desafios da comunicação contemporânea, fortalecendo a defesa das pautas do Fisco e a presença institucional das entidades em todo o país.

Com informações da Fenafisco — Cecilia Araújo
Fotos: Fenafisco
Comunicação Sindifisco-GO