Sindifisco define linha de atuação para conquistar avanços na carreira
Durante esta semana, o Sindifisco vem realizando uma série de reuniões com a categoria e com os presidentes das demais entidades representativas do fisco como forma de propiciar a união da categoria em prol dos objetivos almejados. A primeira oportunidade para isso ocorreu durante a reunião com os delegados e supervisores, no começo da semana, no Complexo Fazendário.
O encontro era para tratar da fiscalização de trânsito, mas a secretária Ana Carla Abrão abriu a palavra e os colegas puderam manifestar suas dúvidas a respeito da reestruturação da carreira e da necessária recomposição dos seus vencimentos. Segundo a secretária Ana Carla Abrão qualquer ganho para a categoria se dará na carreira. A vontade dela é implementar a carreira até dezembro de 2015.
Posteriormente, foi realizada uma reunião entre as três entidades representativas do Fisco, Sindifisco, Agate a Affego. Diversos colegas também marcaram presença no encontro. A reestruturação da carreira foi o ponto central das discussões, que giraram em torno das divergências entre as classes. Os fiscais também se mostraram preocupados com o enfraquecimento do fisco ao longo do tempo, reafirmando a necessidade de união da categoria na defesa das suas atribuições e competências.
O resultado prático dessa reunião foi a confecção de um carta de intenções. O documento conjunto foi apresentado à secretária Ana Carla Abrão. Ficou acordado que as entidades apresentarão, em 30 dias, uma proposta conjunta para a carreira que contemple a todas as pretensões da categoria. Cabe à secretária a análise da proposta em 30 dias.
Ontem, ocorreu a reunião dos conselhos da Agate e do Sindifisco para avalizar as decisões dos presidentes das respectivas entidades e construir uma agenda positiva para a implementação do projeto, que deve conter parecer jurídico a ser contratado pela entidade.
A carta encaminhada à secretária Ana Carla Abrão contem princípios para nortear as negociações entre a Sefaz e a categoria. São eles:
- Definição de mecanismos claros e objetivos com vistas ao permanente alcance efetivo de progressão funcional dentro da carreira fiscal, sem os entraves atualmente existentes.
- Apresentação, no máximo de 30 dias, de projeto de lei destinado a implementar todas as modificações legais cabíveis, obedecendo sempre as deliberações básicas deste documento, haja vistas que este foi ajustado conjuntamente pelo Sindifisco, pela Agate e Affego.
- Garantia de uma fórmula de aumento real, também para os AFREs II e III e;
- Defesa intransigente de todas as prerrogativas institucionais da categoria.