Notícias

Sucesso do Encontro Jurídico e crise marcam relatos do CD da Fenafisco

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

O sucesso do Encontro Jurídico e a necessidade de união do Fisco Estadual para enfrentar as dificuldades do cenário atual foram as principais manifestações no primeiro dia da 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco, realizado na última quinta-feira, em Goiânia. A conquista da reestruturação da carreira pelo fisco goiano também chamou a atenção por ter acontecido num momento tão adverso.

econtrojuridico1Aberto os espaço para os relatos dos sindicatos, os representantes dos auditores fiscais apresentaram um quadro desanimador para a categoria em função das iniciativas locais e nacionais contra os direitos dos servidores, que são o principal alvo numa suposta tentativa de cortar gastos em nome do combate à crise econômica nacional.

Colegas de vários estados do Brasil salientaram os problemas que já são enfrentados em suas regiões, como a perda do poder aquisitivo em decorrência da ausência de reajuste salarial nos últimos anos. Também destacaram que muitos acordos foram quebrados por seus respectivos governos, sob a alegação de que os estados estão passando por dificuldades na arrecadação de impostos.

econtrojuridico2Dessa forma, as negociações pela recomposição salarial têm chegado a um impasse, prejudicando a manutenção do diálogo entre sindicatos e governos. Assim, o fisco de algumas unidades da Federação já prepara movimentos reivindicatórios com formas de lutas mais incisivas, o que já tem sido levado adiante por outras categorias de servidores.
A situação é tão complicada que até o pagamento de salários em dia, que deveria ser uma obrigação sem necessidade de menção, passou a ser considerado um ponto positivo para os Estados e digno de comemoração pelos servidores. Além disso, destaca-se a insistência dos governos em propostas de remuneração variável, também foi citada por alguns sindicatos.

O Fisco de Goiás fez um relato um tanto diferente e ganhou elogios por ter conquistado um plano de carreira num momento tão adverso. A diretora do Sindifisco Barbara Tarcisa Gonçalves Quidute manifestou que se sente privilegiada neste momento em comparação com a situação vivida em outros estados. Segundo ela, a reestruturação da carreira é um grande avanço por fechar um ciclo na história do fisco goiano, que diminui a tensão interna na categoria e abre espaço para a luta pela sua valorização . Também não se pode esquecer da reposição salarial, que, segundo Bárbara Tarcisa, não é a ideal, mas pode ser comemorada diante do difícil quadro econômico pelo qual passa o país.

Bárbara também falou da verba indenizatória proposta do governo estadual, que não contempla toda a categoria por excluir os inativos. Segundo, a inclusão dos aposentados deve ser uma luta jurídica e política para que não haja injustiça.

O Encontro Jurídico também foi muito elogiado pelos representantes do fisco. Vários dirigentes aproveitaram o momento para parabenizar a colega Gabriela Vitorino de Sousa, que é diretora Jurídica e de Defesa Profissional da Fenafisco. Segundo eles, o evento foi muito bem preparado e conseguiu abordar os temas propostos de forma integral, possibilitando o aprofundamento do conhecimento necessário aos assuntos de interesse da federação.