Auditores-Fiscais são homenageados em Sessão Solene na Alego

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), em homenagem ao Dia do Auditor, foram entregues 56 Certificados do Mérito Legislativo
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu sessão solene em homenagem ao Dia do Auditor-Fiscal, ocorrida no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano, na manhã da última quinta-feira (21/09). Por iniciativa do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) foram entregues 56 Certificados do Mérito Legislativo a Auditores-Fiscais da ativa e aposentados.
Além do parlamentar, propositor da sessão, compuseram a mesa dos trabalhos o presidente Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, a presidente da Affego, Dalvina Alves Cardoso, o diretor jurídico do Sindifisco-GO e da Fenafisco, Cláudio César Santa Cruz Modesto e o ex-deputado estadual e Auditor-Fiscal aposentado, Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz. A Auditora-Fiscal aposentada, Leda Maria Medeiros Guedes, que proferiu discurso em nome dos homenageados, também compôs a mesa.
Ao abrir a sessão, o deputado Eduardo Prado recordou a sua infância e juventude, trazendo memórias do seu pai e avô que fizeram carreira no Fisco goiano:
“Homenagear o Fisco é lembrar da minha história. Quando cheguei na Alego, já no primeiro requerimento fiz questão de chamar essa categoria para homenageá-la, afinal convivia com a Affego 24 horas. Tenho a honra de ver o nome do meu avô, Adonias Lemes do Prado, naquele prédio. Na época da faculdade, cheguei a prestar concurso do fisco, mas não cheguei a assumir e, depois, resolvi seguir a carreira de delegado”, contou.
Compromisso
O legislador manifestou sua gratidão a cada Auditor-Fiscal, que, segundo ele, são guardiões do erário goiano. “Neste dia reconhecemos que as demandas são muitas e a pressão é constante. Estamos ao lado de vocês para que possam representar essa missão com excelência. Aqui, não abrirei mão de defendê-los. Tenho um grande compromisso com esta categoria”, finalizou o parlamentar.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), também participou da sessão e enfatizou que se ausentou de outra reunião para marcar presença nesta celebração e relembrou os momentos que viveu com cada um dos integrantes da mesa dos trabalhos.
“Fiz questão de aqui estar para demonstrar o carinho que a Alego tem por cada um de vocês que dedicaram e dedicam a vida para servir o povo goiano. Hoje é dia de homenagear esses homens e mulheres que servem ao nosso Estado, pois devemos reconhecer que, se o nosso crescimento existe e crescemos acima da média nacional, é graças a vocês. Então, que sejam abençoados e possam continuar servindo o povo do nosso Estado”, ressaltou Bruno Peixoto.
A presidente da Affego, Dalvina Cardoso, lembrou em sua fala que já são quase 60 anos pertencendo à classe dos Auditores-Fiscais e que tamanha história não caberia em seu discurso. Ela destacou que, entre os homenageados, apenas 15 eram mulheres. “Ainda somos poucas, mas o significado é muito grande, visto que é uma atividade fundamental, de enfrentamento, que requer conhecimento e coragem”, afirma.
A presidente da Affego relatou que umas das suas maiores alegrias é também ser professora, ou seja, ressaltando que para ela foi um privilégio lecionar para vários colegas de profissão: “A maioria dos Auditores-Fiscais que aqui estão passaram por algum tipo de escola comigo, uma aula ou um ensinamento. Considero isso uma grande honra”, ressalta.
Categoria essencial
O presidente Sindifisco-GO, enfatizou em seu discurso que o Auditor-Fiscal tem um papel fundamental na busca de uma sociedade livre, justa, solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. “Só se alcançam esses objetivos com recursos públicos e com receita tributária. Portanto, o Auditor-Fiscal é essencial para o desenvolvimento do País”, disse.
Paulo Sérgio afirmou que a vida de Auditor-Fiscal da Receita Estadual é feita de muito trabalho e sacrifícios, para que a Constituição da República seja implementada: “Dia 21 de setembro é uma data para celebrar e destacar nosso encargo na garantia de recursos, independente do governo, para que ele cumpra o seu papel”, lembrou.
Sem medo
Por fim, a Auditora-Fiscal Leda Maria Medeiros Guedes discursou em nome dos homenageados e reiterou que na profissão não existe espaço para o medo: “Aprendemos a driblar todos os tipos de situações, pois o Estado é nosso patrão e precisa de recursos para crescer e somos nós que fiscalizamos”, ressalta.
Leda disse que a homenagem foi um grande estímulo para os Auditores-Fiscais continuarem a luta, e relatou que o ofício que exercem às vezes é esquecido. “Somos uma classe honesta, criativa, forte e estamos na busca incansável por um Brasil melhor”, concluiu.
Comunicação Sindifisco-GO